quarta-feira, setembro 8

A Explosão da Sustentabilidade na Construção Civil







A realização em São Paulo do Green Building Council Brasil, evento voltado à debater e incentivar as práticas de sustentabilidade na construção civil setor  representa a força global deste movimento, do qual o Conceito Next Generation é um dos protagonistas.

O evento aconteceu na primeira semana de setembro, na Fecomercio-SP e foi organizado pela ONG americana GBCS. Na análise sobre o mercado de edificações "verdes", alguns números chamam a atenção para a relevância da sustentabilidade na construçào civil na capacidade de influenciar positivamente a qualidade de vida e preservaçào ambiental para as próximas gerações.

Estima-se que a construção civil utilize 42% da energia produzida no país e é responsável por até 40% das emissões globais de CO2.  No Brasil, o GBC calcula que as edificações consomem cerca de 21% de toda a água tratada, 42% da energia gerada e respondem por cerca de 60% dos resíduos produzidos.















Rumo à economia de baixo carbono, o uso de soluções ecológicas na construção civil, o uso de soluções sustentáveis na construção civil cresceu 27% entre 2005 e 2008 e deve expandir para 53% em 2013, segundo o GBC, No período de um ano, número de empreendimentos em busca de certificação ambiental como a oferecida pelo GBC cresceu 75%.

O debate também evidenciou a relação clara de custo X benefício porporcionada por se investir em empreendimentos sustentáveis como o condomínio Neo Next Generation em Florianópolis: Se por um lado os atributos de sustentabilidade podem aumentar em média 10% o valor da construção - ou até mais dependendo da sofisticação desejada - em contrapartida, um empreendimento construído dentro desses padrões podem reduzir entre 30% e 40% o consumo de energia, 50% o consumo de água, 35% a emissão de CO2 e em até 90% o descarte de resíduos. Isso sem contar os benefícios diretos à natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário