quarta-feira, novembro 24

Água quente e Econômica



Um novo sistema de captação de energia solar oferece uma solução limpa e eficiente para aquecimento da água dos chuveiros das praias no norte de Portugal. A grande novidade é o uso do gás de geladeira junto às placas solares, cuja sensibilidade permite também aproveitar a fricção do vento, da chuva e até do luar, potencializando ainda mais o aproveitamento dos recursos naturais.

Assim como o sistema de aquecimento eólico/solar do condomínio Neo Next Generation em Florianópolis, que prevê o aquecimento de toda a água quente consumida pelos apartamentos e uma consequente redução de 50% na conta de energia mensal, esta tecnologia portuguesa tem na sustentabilidade e na economia o seu grande apelo, já que promove o uso de energia limpa com a redução de custos financeiros para a sua obtenção.

O inevitável caminho da sustentabilidade, colocado em prática na construção civil brasileira pelo conceito Next Generation, pode ser acelerado por medidas governamentais como as de Portugal, onde até 2020 todos os empreendimentos residenciais e empresariais terão que se adaptar a formas de energia limpa. Vale pensar em como uma solução como esta tornaria ainda mais atrativa as praias de Floripa e de todo o litoral brasileiro, principalmente nos meses mais frios.

Um comentário: